Um das primeiras coisas que nossos alunos estrangeiros acham estranho aqui na capital do Brasil é o formato dos endereços comerciais e residenciais. Aqui tudo é dividido em setor e numerado em ordem crescente. Para quem não está acostumado, pode fazer com que a pessoa se perca por aí por não entender as siglas de Brasília.
Mesmo para os nativos, algumas siglas de Brasília podem soar bem estranhas. E o mais curioso: muitas vezes são setores que estão do nosso lado e não fazíamos ideia! haha
Por exemplo, as quadras residenciais da cidade possuem as SQS e SQN que significam Superquadra Sul (SQS) ou Superquadra Norte (SQN). Aqui todo mundo se sente um super-herói (ou super-heroína) morando nesses setores haha Interessante, né?
É comprovado que essa estranheza passa e todo mundo passa a entender a cidade super bem e que é muito difícil alguém se perder por aqui! Como tudo segue uma ordem numérica, fica bem fácil achar o endereço. E olha…aqui não precisamos de pontos de referência, porque tudo é bem certinho!
Aqui vão algumas outras siglas de Brasília:
SAIN – Setor de Áreas Isoladas Norte. Mais conhecida por “lá no camping”.
SAIS – Setor de Área Isoladas Sul. Parece longe, mas é aquela região onde fica a Sociedade Hípica.
EMI – Esplanada dos Ministérios. Talvez muitos não tenham usado essa sigla antes, mas todos sabem onde fica a Esplanada.
SGON – Setor de Garagens e Oficinas Norte. É o setor que fica logo depois do Palácio do Buriti, vizinho ao Memorial JK.
SDN – Setor de Diversões Norte. Teatro Nacional e Rodoviária estão situados no SDN.
Aqui na escola, nós usamos muito os endereços e as siglas de Brasília para ensinar o alfabeto e os números nas nossas aulas de português para estrangeiros. Legal, né?
Para saber mais sobre as siglas de Brasília, indico o site Qual quadra.