Roupas Típicas Brasileiras | Região Sudeste

Roupas típicas | região sudeste
Fonte da imagem

Olá! Aqui estou eu, novamente para falar sobre as roupas típicas das diferentes regiões brasileiras. Em meu último post, falei sobre as roupas típicas da Região Centro-Oeste. Hoje vou falar sobre a Região Sudeste! =)

Roupas típicas | Região Sudeste
Arquivo pessoal

 

As principais manifestações que influenciam a cultura e as vestimentas da região sudeste são o samba, o sertanejo, os congados, reisados, lundus e a música caipira.

As roupas típicas da região sudeste contam com o traje caipira/cowboy, presente nas festas de rodeio. Essa roupa tem a calça jeans (justa), a fivela grande, a bota, o chapéu típico, a camisa de mangas longas dobradas preferencialmente na estampa xadrez e o cinto de couro rústico como itens fundamentais.

Roupas típicas | Região Sudeste
Fonte da imagem

As roupas da região sudeste também são influenciadas pelo clima e pelo aspecto econômico. Em São Paulo, capital, as pessoas se vestem de uma maneira mais formal. É muito comum que as pessoas se impressionem com o estilo sofisticado, moderno e elegante de se vestir dos moradores da capital paulista.

Roupas típicas | Região Sudeste
Fonte da imagem

No Rio de Janeiro, as roupas também são mais leves e descontraídas por conta do clima quente e das praias. Na região serrana do Estado, como em Petrópolis e Teresópolis, as roupas são mais fechadas e pesadas por causa do clima. Porém, o estilo que representa o Rio de Janeiro é o do famoso “malandrinho”, que representa a raiz do nosso sambista.

Roupas típicas | Região Sudeste
Fonte da imagem

Em Minas Gerais, as roupas têm um aspecto mais rural, descontraído e simples, principalmente nas cidades do interior do Estado. O estereotipo deste traje é o mesmo das festas juninas que mencionei na Região Nordeste.

No Espírito Santo, as pessoas se vestem com roupas mais leves em cidades litorâneas, como Vitória, a capital do Estado. Porém, tem-se a Congada como marca típica do Estado!

 

Compartilhem conosco e acrescente o que acharem interessante!!!

Entrem em contato com a gente caso tenham dúvida, se quiserem, podem agendar uma aula experimental gratuita também! =) Estamos esperando vocês!!! Espero que tenham gostado! Até o próximo post sobre as roupas típicas da Região Sul.

Professora Aline Simo

2 Comments

  • Avatar
    Isabella Garcia
    Posted 12/09/2018 8:14 pm 0Likes

    Meu deus, vocês salvaram o meu trabalho sobre roupas de cada região. Parabéns pela matéria!!!!

Deixe seu comentário

WhatsApp chat