Roupas Típicas Brasileiras | Região Nordeste

Olá! Aqui estou eu, novamente para falar sobre as roupas típicas das diferentes regiões brasileiras. Em meu último post, falei sobre as roupas típicas da Região Norte. Hoje vou falar sobre a Região Nordeste! =) A cultura do Nordeste brasileiro é muito rica e repleta de ícones, como as baianas, os cangaceiros e os dançarinos de frevo. Todos esses personagens emblemáticos da cultura nordestina se destacam por suas roupas típicas.

Frevo, uma dança típica do carnaval de Pernambuco

Dançarina de Frevo – Fonte da imagem

 

Nas cidades de Olinda e Recife é possível ver as roupas tradicionais dos dançarinos de frevo, como a famosa sombrinha colorida, a camisa justa ou amarrada, a calça de algodão fino, as saias femininas, os shorts sumários e os acessórios coloridos.

 

 


O vestuário tradicional das baianas

Fonte da imagem

 

Essa roupa é vista frequentemente nas ruas de Salvador entre as vendedoras de acarajés e também nos terreiros de candomblé. Essas roupas são bordadas, com detalhes coloridos, saias rodadas, batas de ombro a ombro, ojás/turbantes na cabeça e fio-de-contas coloridos representando os orixás como acessórios.

O vestido de baiana foi a inspiração para o traje da cantora de samba e atriz muito famosa e popular ao redor do mundo: Carmen (entre 1940 a 1950).

 


Cangaceiro, Ceará

Fonte da imagem

 

Os cangaceiros são lembrados por suas roupas típicas: chapéus, sandálias e peças de couro, que eram usados como proteção contra a vegetação espinhosa da caatinga.

 

 

 


Festa Junina

Fonte da imagem

Para as quadrilhas de festas juninas, os homens se vestem com roupas típicas da cultura caipira, como camisas de estampa xadrez, calças remendadas com panos coloridos e chapéu de palha. As mulheres trajam vestidos coloridos com estampa xadrez, saias rodadas de várias camadas e babados ornamentado com fitas, flores e o chapéu de palha. As mulheres também costumam usar trancinhas e marias-chiquinhas no cabelo.

 


Qual dessas roupas típicas brasileiras mais chamou sua atenção? Em seu país existem tantas roupas típicas quanto no Brasil? Alguma dessas roupas se assemelha com as roupas de sua cultura?

Compartilhem conosco e acrescente o que acharem interessante!!!

Entrem em contato com a gente caso tenham dúvida, se quiserem, podem agendar uma aula experimental gratuita também! =) Estamos esperando vocês!!! Espero que tenham gostado! Até o próximo post sobre as roupas típicas da Região Centro-Oeste.

Professora Aline Simo

Deixe seu comentário

WhatsApp chat