Já pensou em ajudar refugiados mas não tem ideia de por onde começar?
Pois aqui está a solução! Todos os anos, milhões de pessoas são forçadas a deixar seus países de acordo com a ACNUR (Agência da ONU para refugiados). Desse total, milhares vêm para o Brasil. Aqui em Brasília, no ano de 2019, nós recebemos 100 alunos refugiados e tivemos a ajuda de 30 professores voluntários, que fizeram um trabalho incrível.

Agora imagine você ter que sair de seu país contra sua vontade e chegar em outro lugar onde ninguém fala sua língua. No dia a dia, você pode nem perceber, mas a língua é uma ferramenta essencial para que você possa conviver com outras pessoas e fazer as coisas mais corriqueiras como ir ao supermercado ou mesmo pegar um ônibus.
Muitos refugiados, por não saberem falar português, são impossibilitados de conseguir um emprego e assim só veem seus problemas crescendo. Como não queremos isso para ninguém, nós do Vila Brasil cuidamos com muito carinho de nosso programa Português de Acolhimento para ajudar essas pessoas o máximo que pudermos. Mas para isso, precisamos também de apoio externo. Seja ele financeiro ou por meio do voluntariado.
Mas como eu faço para ajudar?!
É muito fácil. Você pode acessar o link a seguir para fazer uma doação em dinheiro (até dia 31 de março de 2020): https://www.catarse.me/projects/109187/
Ou então, se você quiser doar cadernos, canetas, lápis e borrachas, você pode entrar em contato com a Ana Gabatteli ou a Eliani Moraes pelos meios abaixo:
- acolhimento@cursovilabrasil.com.br
- +55 61 99188-7833
Com a boa ação de voluntários, evitamos que pais e mães da família fiquem desempregados e crianças deixem de ter bom desempenho na escola por não conseguirem falar português. No fim, todos saímos ganhando, pois fazemos da sociedade um lugar melhor para se viver.