Profe, o que significa DENDA?

Eu, como qualquer professor de português para estrangeiros, enfrentei muitos desafios ao ensinar minha própria língua. Não é fácil, é bem difícil desenvolvermos uma visão sobre o funcionamento da nossa própria língua e sobre nossa própria cultura. Surgem perguntas das mais variadas possíveis e das mais inesperadas também.

Por exemplo, uma vez um aluno me perguntou o que significava a palavra “DENDA”. E eu falei que não conhecia a palavra, procurei no dicionário e comprovei que não existia (pode procurar no dicionário, ela não existe). Perguntei então o contexto em que ele ouviu, mas ele não sabia dizer. Depois de algumas aulas, ele me pediu uma caneta emprestada e eu falei: CLIQUE AQUI PARA ESCUTAR O ÁUDIO.

E foi aí que ele me disse:

Aí, profe! Você acabou de dizer DENDA!”

Pura verdade! Eu realmente falei

Acho que tenho uma denda bolsa”, mas queria dizer “Acho que tenho uma dentro da bolsa”.

Depois desse dia, eu tive certeza que eu poderia esperar qualquer tipo de pergunta hehe E eu adoro tudo isso! A carreira de professor de português para estrangeiros nos permite acumular muita história para contar.

Professora Ana Gabatteli

6 Comments

  • Avatar
    Jozabad Lim
    Posted 21/03/2016 10:28 pm 0Likes

    Kkkkk….. Professora as vezes a gente tem que escutar bem o que dizemos hahaha ai também sou estudante da língua portuguesa e nunca ouvi aquela palavra. Obrigado!!!

  • Elisabete
    Posted 22/03/2016 10:15 am 0Likes

    Acho muito interessante esses fatos.Como professora de Português há 30 anos, com formação, já vivenciei muitos deles rs É isso. Aprender uma nova língua e sua cultura ; assim como a língua em movimento , falada, é bom demais!

    • cursovilabrasil
      Posted 23/03/2016 12:29 pm 0Likes

      Eu adoro essas situações e não importa a longa experiência, sempre veremos coisas novas, não é?

  • ana maria
    Posted 23/03/2016 1:01 pm 0Likes

    Ola professora!
    Aconteceu o mesmo com uma colega que da aulas de portugues para estrangeiros em Sao Paulo.
    A duvida era sobre a “palavra” SENSA.
    Quando o aluno explicou que ouvia sempre SENSA dentro do onibus ou metro quando as pessoas passavam por ele, ficou claro para a professora do que se tratava…. rsrs
    Um abraco a todos!

Deixe seu comentário