Sabe o que significa colocar o polegar pra cima?

Uma vez eu li um texto de um estrangeiro falando das suas impressões sobre o Brasil e uma das coisas que chamou a atenção dele foi o fato de os brasileiros usarem o sinal de beleza, ou seja, aquele sinal de colocar o polegar (ou como nós dissemos por aqui “dedão”) para cima.

Isso me chamou atenção, pois foi uma coisa que nunca tinha parado para pensar e, realmente, depois que li isso, percebi que alguns alunos não entendiam bem quando eu fazia esse sinal em sala hehe Claro, em cada momento esse sinal tinha um significado diferente. Coitados, ficavam confusos! Hehe

 

Fiz uma rápida pesquisa (na Wikipédia :)) e descobri que esse sinal tem diferentes significados ao redor do mundo. Por exemplo, no Afeganistão, Irã e partes da Itália e da Grécia, o gesto é considerado um insulto obsceno equivalente ao que o dedo médio significa na maior parte da Europa (e aqui no Brasil também). Não preciso colocar foto aqui, preciso? (Quem não tiver entendido, clique aqui e veja que sinal com dedo médio é esse!).

No mergulho, esse polegar pra cima é um sinal específico dado debaixo d’água, em que o mergulhador indica que ele está prestes a parar o seu mergulho e subir. Isso às vezes causa confusão em mergulhadores novatos, que podem associar automaticamente o gesto de polegar para cima como um indicativo de aprovação.

Mas vamos falar do Brasil, né? Aqui o polegar pra cima pode significar:

  1. Oi, tudo bem? Tudo bem, e você?

Quando queremos perguntar se alguém está bem, podemos fazer o gesto do polegar levantado que todo brasileiro vai entender. A resposta pode ser também o mesmo gesto, indicando que está tudo bem, tudo certo, tudo ok. Como na conversa abaixo.

E aí? Beleza?

 

Lembre apenas que usamos esse sinal para situações de conversas informais.

 

  1. Pedido de carona.

CaronaFonte da imagem: http://embarqueaqui.com.br/dicas-antes-de-pegar-carona-mochilao/

Esse me parece universal, mas não tenho certeza. No seu país é assim?

  1. Quando, no trânsito, se quer pedir passagem para o motorista de outro carro.

Imagine que você deseje mudar de faixa em uma situação como esta:

engarrafamentoFonte da imagem: http://www.amerios.com.br/noticias/pior-engarrafamento-da-historia/

Você então faz o sinal para o motorista do lado como se estivesse perguntando “Posso entrar com o meu carro na frente do seu?”. E aí, o outro motorista decide se responde positiva ou negativamente.

E no seu país, esse gesto possui algum significado diferente?

Professora Ana Gabatteli

Quer praticar seu português conosco?
Envie um e-mail para contato@cursovilabrasil.com.br e agende uma aula experimental gratuita!

Deixe seu comentário