O que é ficar com alguém no Brasil?

Ficar com alguém - Vila BrasilNa cultura brasileira, a expressão “ficar com alguém” é o estágio anterior ao namoro propriamente dito. Ficar designa uma relação afetiva sem compromisso em que, normalmente, não tem associada uma componente de fidelidade, já que a sua natureza é, normalmente, passageira. Pode resumir-se a um encontro de apenas um dia ou uma noite ou prolongar-se por tempo indeterminado, porém, não muito longo.

O ficar costuma ser o estágio anterior ao namoro, em que as duas pessoas envolvidas se conhecem mais profundamente antes de iniciar uma relação mais séria.

A maior diferença entre ficar e namorar é que, como dito acima, ficar é uma relação sem compromisso; já namorar envolve, necessariamente, compromisso.

Além do sentido explicado aqui, o verbo ficar (como outros verbos no português brasileiro) tem vários significados dependendo do contexto. Dá uma lida no nosso post Os vários sentidos da palavra ficar! É interessante também ver o que o Google Imagens mostra quando pesquisamos a expressão ficar com alguém, clique aqui pra ver.

Expressão “ficar com alguém” na mídia:

As características que mais atraem cada signo

Blasting News Brasil27 de abr. de 2020
Leoninos são extremamente vaidosos e seguros de si, não conseguiriam ficar com alguém que não possui autoconfiança.

Mãe de Duda Reis rebate comentário de Nego do Borel: “O …

Quem Acontece27 de abr. de 2020
O cantor se pronunciou após ser criticado pelos pais de Duda, que disseram que a filha os abandonou para ficar com alguém que a “maltrata”.

Um abraço,

Professora Ana Luíza Gabatteli

Deixe seu comentário

WhatsApp chat