Nó na cabeça: o que significa essa expressão?

Há um tempo atrás, publicamos uma post sobre os significados da palavra mesmo no português do Brasil. E lá comentamos que, muitas vezes, as palavras têm muitos significados e que dão nó na cabeça.

O que você acha que significa “nó na cabeça”?

Primeiro é importante entender as duas palavras principais dessa expressão: e cabeça. Entendendo os significados fica mais fácil compreender o sentido da expressão! Vamos lá?

Nó na cabeça - Vila Brasil - Língua e CulturaDe acordo com o Dicionário Aulete, um dos significados de é “entrelaçamento apertado de dois ou mais fios, cordas etc.”, como ilustra a imagem ao lado.

Cabeça:

Nó na cabeça - Vila Brasil - Português para estrangeiros

Também segundo o Dicionário Aulete , um dos significados de cabeça é “parte superior do corpo humano e superior ou anterior do corpo de outros animais vertebrados, e que contém o cérebro e os órgãos da visão, audição, olfato e paladar“. Essa é fácil, né?

 

E agora, você consegue dizer o que é “nó na cabeça“?

Nós brasileiros quando nos deparamos com alguma situação ou algo difícil de compreender pela complexidade ou por ser expressa de maneira confusa, costumamos dizer que isso deu (causou) um nó na cabeça. Vamos ver alguns exemplos reais que encontrei artigos na internet:


Quebra-cabeça transparente promete quebrar cabeças

Esse passatempo já conquistou as pessoas há anos, mas agora elevou a dificuldade a níveis quase impossíveis. Um produto que está sendo vendido no Etsy por LittleFlowerPotShop é totalmente transparente. Só as imagens já dão um nó na cabeça. E para piorar — ou melhorar? — ele ainda tem “níveis”.

 

Artigo completo: https://www.megacurioso.com.br/artes-cultura/113981-quebra-cabeca-transparente-promete-quebrar-cabecas.htm


Discurso de Leifert deu nó na cabeça dos brothers, mas Manu entendeu o recado

O paredão desta terça-feira (24) mexeu com a percepção dos confinados sobre o jogo do “Big Brother Brasil 20”. Além de serem pegos de surpresa pela saída de Daniel, os brothers não conseguiram parar de pensar no discurso de Tiago Leifert e Manu Gavassi foi quem deu a resposta certeira.

Artigo completo: https://bit.ly/34qUYDE


“Twin Peaks”, série que revolucionou a TV, comemora 30 anos

Twin Peaks estreou nos Estados Unidos em 8 de abril de 1990 e deu um nó na cabeça dos telespectadores. Como diria o saudoso Chacrinha, a série entrava no ar mais para confundir do que para explicar. E explicação era tudo que o público, hipnotizado a cada capítulo, mais perseguia segundo as pistas para o grande mistério: quem matou Laura Palmer?

Então, dar nó na cabeça significa que quando algo é muito difícil ou muito confuso de entende, nossa cabeça meio que para de funcionar, tudo se entrelaça lá dentro e não conseguimos fazer sentido ou encontrar uma solução para aquela situação. Ficou claro agora?

Espero que tenha gostado e aprendido mais uma expressão do português brasileiro!

Um abraço,

Professora Ana Luíza Gabatteli

Deixe seu comentário

WhatsApp chat