Imersão Cultural e Linguística em Brasília

Imersão Cultural e Linguística

Brasília foi inaugurada em 1960 com o intuito de levar desenvolvimento ao centro do país. Atualmente, muito mais do que centro do poder, a cidade é referência em qualidade de vida. Por ter sido planejada, a área do plano piloto possui as ruas bastante organizadas e arborizadas, onde se usa um plano cartesiano para se localizar. Quem é de fora, certamente se espanta com os endereços que mais parecem códigos, como se estivessem em um filme de ficção científica.

A arquitetura também é um ponto alto da cidade. Com obras de Oscar Niemeyer e jardins de Burle Marx, um simples passeio pode se transformar em uma visita a uma galeria de arte. Por esses e muitos outros motivos, Brasília é um excelente destino para receber estudantes estrangeiros, pois é um lugar seguro em comparação com outras grandes cidades do Brasil, sua população é formada por brasileiros de todas as regiões e ainda é cercada de belezas naturais do Cerrado.

Imersão cultural

Desde 2017, em uma parceria com a Academia da Força Aérea dos Estados Unidos (USAFA), o Vila Brasil tem oferecido um programa de imersão no qual recebemos os alunos selecionados por essa instituição americana. Além disso, estamos em negociação com outras universidades estrangeiras. Nosso objetivo é oferecer um ambiente no qual os alunos estejam constantemente, 24 horas por dia e 7 dias por semana, vivendo uma total imersão cultural e linguística no Brasil.

Moradia em casas de famílias (Homestay)

E falamos sério quando dizemos que é de fato uma imersão cultural. Tudo começa com a escolha das famílias. Todas as pessoas que se candidatam para receber estudantes estrangeiros em suas casas passam por um criterioso processo de seleção, no qual quesitos devem ser cumpridos. Os anfitriões devem ter total disponibilidade para receber os estudantes, oferecendo quartos individuais, refeições e internet, além de garantir o conforto e a segurança para eles. As famílias são instruídas a não conversarem em inglês com seus hóspedes, pois o programa é voltado exclusivamente para a imersão dos estudantes.

Aulas de português

As aulas são desenvolvidas a partir do método socio-interacional, o que quer dizer que partindo de situações reais, com materiais autênticos, nossos estudantes são incentivados a aprender o português por meio de situações do dia a dia. Todos eles recebem materiais de qualidade elaborados especificamente para o curso de imersão cultural. Assim, eles aprendem sobre cultura sem deixar de ter também um enfoque na gramática, sempre que necessário. Em outras palavras, com um ensino altamente contextualizado, os estudantes dificilmente ficam entediados. Pelo contrário, se sentem motivados para aprender cada vez mais, e no fim, consideram que a parte mais difícil do curso é a hora de voltar para seus países.

Atividades

Com um cronograma bastante rico, todos os dias há atividades diferentes para ser feitas em diversos lugares da cidade. Eles fazem passeios, visitas a museus, órgãos do governo, caminhadas, passeios de barco, experimentam cardápios de muitas regiões do Brasil, conversam com crianças nas escolas, praticam esportes e no fim do dia, voltam para jantar com suas famílias onde continuam vivendo a cultura brasileira.

Prazer em ensinar

Todos os anos, com a chegada da época do curso de imersão cultural, toda nossa equipe fica muito ansiosa para conhecer os novos alunos e finalmente recebê-los. A cada nova edição, nos dedicamos para sempre entregarmos algo melhor que no ano passado. Discutimos com nossos clientes os pontos que devem ser reforçados ou alterados e negociamos modificações no pacote. Portanto, estamos totalmente abertos a críticas e sugestões e nos empenhamos para nos superarmos ano após ano.

Deixe seu comentário

WhatsApp chat