Higiene: uma questão cultural brasileira – Parte II

Olá! Lembram-se de mim? Meu nome é Aline Simo e sou professora de Português para Estrangeiros aqui no curso Vila Brasil – Português para estrangeiros. Falamos sobre os hábitos de higiene dos brasileiros aqui. Hoje vamos dar continuidade ao tema que gera tanta polêmica e às vezes risadas…

Os aspectos culturais são bem diferentes em cada cultura, né? Vocês leram a Parte I? O que mais chamou atenção? O que sabiam e o que foi novidade? O que é muito diferente na cultura de vocês?

Vocês sabiam que o povo brasileiro é o segundo maior consumidor de cosméticos/perfumaria do mundo? Só perdemos para os Estados Unidos da América. E sabem o motivo? Para a cultura brasileira o consumo de cosmético e perfumaria está diretamente ligado aos nossos hábitos de higiene. Vamos falar de alguns exemplos e algumas curiosidades referentes a alguns desses hábitos de higiene?

Desodorantes

Na maioria das vezes carregamos desodorantes dentro das bolsas e dos carros para sempre dar aquela “reforçada” quando necessário. Para nossa cultura o cheiro do suor não é algo a ser levado de forma natural. Então sempre tentamos “camuflar” os maus odores com perfumaria e desodorantes. Porém, quando alguém está com cheiro desagradável (conhecido popularmente como cecê) nas axilas (pronunciamos “aquisila” e podemos chamar informalmente de suvaco) não nos sentimos confortáveis para falar sobre o mau cheiro.

higiene - Vila Brasil - Português para estrangeiros

Coriza, nariz entupido, catarro

Como vocês reagiriam se seu amigo estivesse nessa situação? E um interlocutor do qual você não possui intimidade?

Lenço de papel

higiene - Vila Brasil - Português para estrangeiros
Fonte: https://goo.gl/Cr99Z8

Se você estiver no Brasil ou conversando com algum brasileiro, NUNCA em hipótese alguma assoe o nariz na frente dele. Para nossa cultura é muita falta de educação e nada higiênico. Peça licença e faça isso no banheiro. Muito menos fique passando a mão na coriza que sai do nariz, ok? Em sua cultura como agem?

 

 

Arroto

higiene - Vila Brasil - Português para estrangeiros
Fonte: https://goo.gl/7VEfRm

 

Para os brasileiros, arrotar é sinônimo de falta de educação! Nunca o faça, porém algumas vezes é inevitável, certo? Como agir? Peça desculpas e siga a conversa naturalmente…

 

Enxaguatório Bucal, pasta de dentes, balas de hortelã e chicletes

higiene - Vila Brasil - Português para estrangeiros
Enxaguatório Bucal
higiene - Vila Brasil - Português para estrangeiros
Pasta de dente
higiene - Vila Brasil - Português para estrangeiros
Balas de hortelã
higiene - Vila Brasil - Português para estrangeiros
Chiclete

          

 

 

 

Assim como não nos sentimos confortáveis em dizer que uma pessoa está com cheiro ruim nas axilas, também nos sentimos sem jeito de avisar sobre o mau hálito (bafo informalmente e halitose o nome técnico). Normalmente oferecemos bala de menta/hortelã ou um chiclete para que o cheiro seja camuflado pelo odor das guloseimas. Mas se vocês estão no Brasil ou convivem com algum brasileiro já devem ter notado que sempre andamos com escova, pasta, fio dental e, algumas vezes, um mini enxaguatório bucal (o verbo que utilizamos é o “bochechar” para o movimento que fazemos com o líquido no interior de nossas bocas). Notaram isso? Muito comum também em alguns banheiros encontrarmos a versão gigante deste “buchecho” e fio dental. Já perceberam?

E quem aqui está me lendo e já foi a alguma night club (ou boate, ou frevo, ou pagode, ou esquenta… são vários os nomes que damos!) e viu pessoas (camelôs) vendendo na porta balas e chicletes??? Sabem a razão? Para manter o hálito fresco na hora da paquera! Sabiam disso?higiene - Vila Brasil - Português para estrangeirosBafinho na hora da paquera não rola, né… hahahaha

Qual desses hábitos de higiene mais chamou sua atenção? Quais eram desconhecidos? Você já passou por alguma situação engraçada/constrangedora com relação a este ponto? Compartilhem conosco e acrescente o que acharem interessante!!!

Entrem em contato com a gente caso tenham dúvida, se quiserem, podem agendar uma aula experimental gratuita também! =) Estamos esperando vocês!!! Espero que tenham gostado! Até o próximo post.

Professora Aline Simo

 

 

Deixe seu comentário