FAQ – Hospede um Estrangeiro

+Quem pode receber um estudante?

Qualquer pessoa que resida no Plano Piloto e tenha um quarto privado disponível e ofereça uma estadia segura, limpa e confortável. Hospedar um estrangeiro em casa lhe proporcionará muito aprendizado, intercâmbio de conhecimentos e uma vivência com uma cultura diferente da sua.

+Como eu faço para receber um estudante?

É bem simples. Basta preencher o Formulário de interesse. Neste formulário você preenche todas as informações necessárias nos campos descritos para uma avaliação de seu perfil e do intercambista estrangeiro que você está disposto a receber. Depois de analisarmos seu formulário, a equipe do Vila Brasil entrará em contato para fazermos uma visita técnica para avaliar sua casa. Após a aprovação da residência, precisaremos checar os antecedentes criminais dos membros da família.

+Qual a idade mínima para receber um intercambista?

A idade mínima para receber um intercambista estrangeiro é 25 anos.

+Um família LGBTQ+ pode receber um intercambista?

Todas as famílias são bem-vindas em nosso programa, não havendo por parte de nossa equipe nenhuma discriminação em relação a configuração familiar.

+Posso escolher o sexo do estudante?

Sim, como explicado no item anterior, é possível escolher os alunos por sexo, não podendo ser feitas restrições quanto à raça ou religião do intercambista.

+Qual o espaço que um estudante ocuparia em minha casa?

O estudante deverá possuir um quarto individual. Já o banheiro também pode ser individual (suíte) ou coletivo (compartilhado com outras pessoas).

+Preciso oferecer alimentação?

Não é obrigatório, tudo depende das suas preferências. Em geral, as famílias oferecem, pelo menos, duas refeições por dia (café da manhã e almoço/ café da manhã e jantar). É possível também oferecer café da manhã e o estudante ficar livre para comprar seus alimentos para as demais refeições e prepará-los na cozinha, usando os utensílios disponíveis.

+Quanto tempo o estudante ficará na minha casa?

O tempo de permanência de cada estudante varia entre 1 e 4 semanas, no geral. Toda família será informada sobre a duração do intercâmbio antes da chegada do estudante.

+Vou receber para hospedar o estudante?

Sim, o valor será negociado de acordo com as características de cada acomodação, variando de R$630 a R$910 por semana.

+Depois que eu preencher o formulário de acomodação, quando vou receber o estudante?

Após preencher o formulário, nós vamos marcar uma visita para avaliar as condições da acomodação. Se for aprovada, a acomodação seguirá para nosso banco de dados e assim que tivermos algum estudante com o perfil adequado, entraremos em contato com o responsável para saber se há disponibilidade em recebê-lo.

+Posso estabelecer regras na minha residência?

Sim, isto deve ser feito antes ou tão logo o estudante chegue. É importantíssimo que o estudante conheça e siga as regras estabelecidas pelo responsável. Podem ser estabelecidas regras quanto à utilização dos demais cômodos, utensílios da cozinha e/ou lavanderia, telefone, computador, internet, horários de chegada e outros detalhes que possam contribuir para alguma desarmonia no ambiente. Pedimos sempre que prevaleça o bom senso e o respeito mútuo.

+Posso convidar o estudante para uma viagem em família?

Claro. Os estudantes não são obrigados a participar dos eventos e viagens em família, entretanto nós encorajamos as famílias e os estudantes a interagirem o máximo possível, em viagens, eventos familiares, passeios na cidade etc.

+E se o estudante e eu não nos entendermos?

Se houver alguma divergência, pedimos que as pessoas envolvidas na situação conversem francamente e tentem resolver a situação. Caso não haja entendimento ou não haja compatibilidade entre o responsável pela acomodação e o estudante estrangeiro, pedimos para entrar em contato com a equipe do Vila Brasil.