Resolvi hoje contar a vocês um pouco da história do curso que ajuda a vários estudantes – não falantes de português – que querem aprender a língua portuguesa.
Vamos lá?
O que é PBSL?
Português do Brasil como segunda língua. Um curso que surgiu pela necessidade de ensinar português a pessoas falantes de outras línguas que queriam aprender o português.
Quando foi criado?
O curso foi criado no final de 1997 e foi implantado no início de 1998. A primeira turma se formou no segundo semestre de 2001.
Quem criou o curso?
Criadoras: Professora Enilde Faulstich e professora Danielle Grannier.
É um curso do currículo específico?
Sim. Possui currículo determinado para atender às necessidades da aquisição de segunda língua, por isso diferencia-se das disciplinas de outros cursos.
Qual é o público-alvo?
Estrangeiros, índios e surdos.
Como são os profissionais formados nesse curso?
Esses professores podem ensinar língua, cultura e literatura brasileira. Além disso, podem dar aulas no Brasil ou no exterior para os estudantes que queiram aprender o português por motivos sociais, econômicos, políticos ou pessoais.
Os professores desse curso funcionam como propagadores da internacionalização do idioma português no Brasil mundo e se preocupam com aspectos interculturais que envolvam as diferenças entre os países dos estudantes contrastando com a cultural brasileira. Sempre há respeito às culturais relacionadas ao processo de aprendizagem do português.
Veja também:
Espero que tenham gostado.
O curso de PBSL é apaixonante. Ensinamos e aprendemos muito com nossos estudantes todos os dias. Nós, professoras do Vila Brasil, somos formadas no curso de PBSL o que nos fornece conhecimento e paixão pelo ensino de português como uma segunda língua a aqueles que queiram aprender.
Até a próxima!
Professora Eliani Morais