Cultura: Estética brasileira

estetica brasileira
Fonte da imagem

Olá, pessoal! Aqui é Eliani de Moraes, professora de Português para estrangeiros. Espero que tenham gostado do meu post sobre As Fases do Namoro no Brasil. Estou aqui com vocês mais uma vez para falar sobre algo que sempre meus alunos observam nos brasileiros: a vaidade na estética brasileira e o culto à aparência.

Homens e mulheres aqui no Brasil têm algum tipo de vaidade. Um aluno meu certo dia me disse assim:

Professora, vou te contar uma coisa, comecei a usar desodorante aqui porque quando ia à academia as pessoas eram sempre cheirosas, mesmo quando terminavam o treino delas.

via GIPHY

Sim, nós queremos estar sempre cheirosos e agradáveis quando encontrarmos alguém na rua ou no trabalho e até na academia, talvez porque abraçamos quase sempre que encontramos alguém.

estetica brasileira
Fonte da imagem

E os cuidados com a aparência não param por aqui. O Brasil é o país com o maior número de dentistas no mundo. Os estados que mais se destacam nesse quesito são: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.  O brasileiro quer exibir um sorriso no rosto como um cartão de visita a quem estiver a sua volta. O sorriso bonito e alegre remonta à felicidade, amor e até educação.

As mulheres brasileiras são, geralmente, muito vaidosas (e, claro, há muito homens vaidosos também). Usam muitos cremes que combatem o envelhecimento. Por  dia, podemos dizer que são destinados, pelo menos, 30 minutos para os cuidados com a pele. Isso vai dos produtos mais baratos até os mais caros. É muito comum, as pessoas separem uma parcela de dinheiro para investir somente em beleza. Afinal, nosso mercado de cosmético perde apenas para os Estados Unidos e para o Japão.

Segundo dados divulgados pelo instituto Data Popular em 2010, o povo brasileiro gasta por ano R$ 43 milhões com produtos de higiene e cuidados pessoais (entre eles, os mais procurados são cremes corporais, faciais, perfumes, esmaltes e maquiagens). Deste valor, a classe média é responsável por 45,64%. Acha pouco? Há também uma matéria, que saiu recentemente no Fantástico, onde uma repórter entrevista uma mulher que gasta – pasmem! – R$ 700 por semana com salão de beleza e afins. Mas veja, segundo ela, “ninguém compra escova, maquiagem e unha pintada. Compramos alegria, autoestima. E tem coisa melhor do que se sentir bem?”

Confira mais em: http://www.huffpostbrasil.com/daniela-schwanke/a-vaidade-da-mulher-brasileira_a_21669677/

O mercado que menos sofreu com a crise econômica foi o mercado de cosmético. Afinal, cosmético para rejuvenescimento e maquiagem são sinônimos de autoconfiança e autoestima por aqui.

Antigamente somente as mulheres estavam nesse setor, mas hoje em dia homens e mulheres estão no mesmo patamar para cuidados com o corpo e com a pele desde os mais simples até os mais sofisticados lotando as clínicas dermatológicas na busca de beleza e bem-estar.

Outro dia uma aluna disse:

Professora, aqui as mulheres estão com as unhas feitas sempre.

Sim, muitas mulheres reservam um dia da semana para cuidarem dos seus pés e das mãos. Há aquelas que não vão necessariamente à manicure, mas fazem em casa.

Como qualquer brasileiro pode observar, o Brasil possui um número elevado de salões de beleza e estão quase sempre lotados de pessoas cuidando das mãos, dos cabelos, sobrancelhas e fazendo depilação, por exemplo.

Ir a um centro estético traz para os brasileiros relaxamento.  É um momento de esquecer dos problemas e dedicar-se a si mesmo. A busca pela estética perfeita também vem nas roupas e nas cores utilizadas nessas roupas, pois isso tudo é um conjunto. A marca da roupa brasileira é cor forte. Isso os estrangeiros notam a distância (hahaha).

Além disso, muitas mulheres adoram usar um salto alto, independente se estão trabalhando ou no fim de semana entre amigos. O que não é tão frequente em outras culturas. Afinal, quem me alertou isso foi uma aluna minha.

Espero que tenham gostado de saber um pouquinho sobre a estética brasileira.

Vejo vocês na próxima.

Abraços!!!

Professora Eliani de Moraes

Deixe seu comentário

WhatsApp chat