Cultura: comportamentos brasileiros

Olá, pessoal!

Aqui é a professora Eliani de Moraes com vocês em mais um post sobre cultura brasileira. Espero que tenham gostado do meu último post sobre Estética Brasileira. Durante as aulas de português para estrangeiros a gente percebe cada detalhe que nunca imaginamos que poderia ser algo surpreendente para uma outra cultura talvez um pouco distinta da nossa. Pois bem, vou listar para vocês alguns comportamentos brasileiros que os estrangeiros acham que nós brasileiros somos “estranhos”(rsrsrs).

Não abrir a porta da casa

(Ou a porta de um local em que não seja o nosso quando chegamos ou saímos)

Esse é o primeiro choque que o estrangeiro sente quando tem a primeira aula. Sempre paro em frente à porta e espero que o aluno abra para mim. O aluno olha e faz uma cara do tipo:

O que há de errado?

Respondo dizendo que quando uma visita vai a sua casa ou a um ambiente que não seja o dela, a pessoa que recebe deve abrir a porta para sairmos quando vamos embora, pois demonstra que nós nos importamos e queremos que a pessoa volte novamente. É uma forma educada de se despedir da pessoa que foi nos ver tanto em ambiente profissional quanto pessoal (em casa).

Não aceitar comida

Isso é uma coisa estranha até para mim como brasileira (haha). Se você oferece comida a um brasileiro, ele pode recusar “por educação”. Isso acontece quando não há muita intimidade entre as pessoas.  Eu, como sou esfomedada, sempre aceito (haha).

Não dizer que não gosta da comida


Quando um brasileiro não gosta da comida, ele vai dizer que a comida é “diferente”. Mas isso não significa que seja realmente exótica ou diferente. Significa que ele não gostou.

Não saber dizer NÃO

Brasileiro não sabe dizer NÃO, por isso sempre dá uma desculpa quando recebe um convite e não quer dizer que não está a fim de ir.  Então ele diz assim:

Vou ver se dá, vamos ver.

E aí começa uma sequência de desculpas e justificativas sem medida.

Não jogar lixo diretamente na lixeira

Nós sempre usamos lixeira, inclusive nos banheiros para jogar papel higiênico. A lixeira é forrada com um saco de lixo ou com uma sacolinha de supermercado.

Agora vocês aprenderam um pouquinho mais sobre alguns comportamentos brasileiros. Espero que tenham gostado e até a próxima!

Professora Eliani de Moraes

Deixe seu comentário