Cultura brasileira e seus hábitos de higiene

Olá! Meu nome é Aline Simo e sou professora de Português para Estrangeiros aqui no curso Vila Brasil. Eu sempre digo que o melhor em ser professora de Língua Portuguesa para estrangeiros é poder mostrar aspectos da cultura brasileira aos alunos. Vivemos cada situação que somente a nossa profissão nos proporciona de forma tão leve e bem humorada!

Muitas vezes, além da Língua, ensinamos Cultura. Ou porque uma situação leva a esse tópico ou porque os alunos instintivamente nos questionam por alguma situação vivida no Brasil. Neste Post vou relatar alguns fatos interessantes sobre a cultura brasileira relacionados aos hábitos de Higiene dos brasileiros vs. estrangeiros. Vamos lá?

Durante as aulas de Português para estrangeiros, sempre surgem questões interessantes!!! Hábitos que para nós, brasileiros, parecem banais para os alunos são vistos com estranheza. Uma vez, um grupo de alunos adolescentes me questionou porque as crianças do ensino infantil riram de um menino que “comeu meleca”… Expliquei que para a cultura brasileira não era muito higiênico “tirar meleca” em público e muito menos comê-la… Eles riram e me disseram que em seu país era visto normalmente porque seria aquisição de anticorpos. Pausa para a minha cara de nojo neste momento… hahaha

Outro ponto sempre questionado é por que os brasileiros levavam escova de dente e pasta + fio dental para o trabalho, faculdade, escola… Os brasileiros escovam os dentes sempre após qualquer refeição e por esse motivo sempre temos nosso pequeno kit de higiene bucal na bolsa. Como é em seu país?

Vejam o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=WJEjEuHBWoM

Lavar sempre as mãos pode parecer banal, mas para alguns alunos estrangeiros esse hábito é neurótico… O que vocês acham? Lavar sempre as mãos antes das refeições, ao chegar da rua e ao usar o banheiro é importante ou não?

lavar as mãos| Português para estrangeiros

Fonte da imagem

Vejam o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EQMUUBZjs_E

E qual foi o estrangeiro que nunca se admirou com a quantidade de banhos dos brasileiros? Sim! Tomamos banhos diários e muitas vezes 2 ou 3 vezes ao dia! Alguém sabe a origem? Quero ver quem já se questionou sobre esse ponto… Deixem nos comentários suas respostas!!!

Aproveitando o tema banho diário, teve um caso de uma aluna estrangeira que combinou de ir a uma festa com a professora de português para estrangeiros. Todavia, antes do horário marcado a aluna fez uma aula de jiu-jitsu e de lá foi direto encontrar a professora e irem juntas… Podem imaginar a cara da professora quando questionou a aluna sobre o fato dela estar suada e querer ir a uma festa dessa forma? Para vocês é normal ir a festas ou mesmo sair com “cheiro de pele” (para nós seria suor…)? Os brasileiros sempre tomam banho, perfumam-se, arrumam-se para saírem. Muito estranho?

Curiosidades sobre a cultura brasileira:

  • Para os brasileiros arrotar na frente das pessoas é falta de educação (rude)!
  • Assoar o nariz em público é quase proibido! Porém espirrar é natural e normalmente usamos as mãos para conter o espirro…
  • Embora sejamos considerados um dos povos mais limpos do mundo, jogamos lixo na rua (infelizmente…)
  • Comemos pizza com garfo e faca, mas hambúrguer com guardanapos… Vejam o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3fFPiehC92k
  • Evitamos cuspir no chão! Achamos que é muito nojento e falta de educação!
  • Usamos lixeirinha nos banheiros e são para pôr os papeis higiênicos usados. (Acreditem, melhor usá-los do que passar o constrangimento de verem o vaso entupir e pedir ajuda…)
  • Usamos papel higiênico sempre! Caso em sua cultura não utilize, mas irá receber algum brasileiro em sua casa, deixe pelo menos 1 rolo disponível…
  • Brasileiros estão sempre preocupados com odores: mau hálito, “cecê” (cheiro de suor nas axilas), chulé… por isso sempre tentamos estar de banho tomado, dentes escovados, meias trocadas e uso de desodorantes.

Qual dos hábitos de higiene mais chamou sua atenção? Quais eram desconhecidos? Você já passou por alguma situação engraçada/constrangedora com relação a este ponto? Compartilhem conosco e acrescente o que acharem interessante!!!

Espero que tenham gostado! Até o próximo post.

Professora Aline Simo

Deixe seu comentário