Dica #2: Celpe-Bras – O que são tarefas comunicativas?

Oi, pessoas!

No último post, dei um dica bem legal sobre como os avaliadores da Parte Oral do Celpe-Bras analisam os sotaques. Se você ainda não leu, clica aqui.

Hoje estou aqui para dar uma dica simples e muito importante sobre tarefas comunicativas e por que é importante você entender esse conceito para fazer a Parte Escrita do Celpe-Bras). Para quem não sabe ou não lembra, meu nome é Ana Gabatteli e sou a Diretora e professora do Vila Brasil e nesses meses que antecedem a primeira edição do Celpe-Bras, que costuma acontecer em abril/maio de cada ano, vou postar algumas dicas para você se dar bem no Celpe-Bras, beleza?

Tarefas comunicativas

 São atividades que, muitas vezes, podemos comparar com simulações de ações que fazemos no mundo.

As tarefas comunicativas escritas do Celpe-Bras pedem que você se passe por uma pessoa – pode ser um(a) diretor de uma escola, um(a) jornalista, um(a) estudante etc. – compreenda os textos, o vídeo e o áudio, retire as informações adequadas e escreva para uma outra pessoa – pode ser seu chefe, um(a) amigo(a), um parente etc. – com o objetivo de realizar uma ação.

Dito isso, é importante você saber:

  1. Se a tarefa diz que você é o diretor de uma empresa, você não pode escrever como se fosse um professor de uma escola. Deixe claro quem é você no texto.
  2. Se a tarefa pede para você escrever um texto para um amigo, não escreva para o seu chefe!
  3. Se a tarefa pede que você escreva um artigo de jornal, não escreva uma carta.
  4. Se o objetivo da tarefa é mostrar os benefícios de determinado projeto, não fale sobre os pontos negativos.

Gente, parece óbvio, né?

Mas na minha experiência como professora de português para estrangeiros  eu já vi muitas pessoas escrevendo coisas nada a ver haha A dica é essa mesma, simples e direta.

Toda tarefa do Celpe-Bras é composta por um enunciador (quem escreve, no caso você se passando por alguém ou por você mesmo às vezes), um interlocutor (para quem você vai escrever), um gênero discursivo (o tipo de texto que você precisa escrever) e um objetivo! No meu eBook Dicas para a Parte Escrita do Celpe-Bras, você encontra uma explicação mais detalhada desse assunto.

Então, minha dica é faça TUDO que a tarefa pede e você terá meio caminho andado para uma boa nota no exame!

Mas se você ainda acha que precisa praticar mais sua escrita, os professores do Vila Brasil podem ajudar. Você já deu uma olhadinha no nosso curso Celpe-Bras online? Ele ta completinho, cheio de interações ao vivo e tarefas escritas para você praticar! Saiba mais sobre o nosso curso online aqui!

Bons estudos!

Ana Gabatteli

Deixe seu comentário

WhatsApp chat