Oi, galera!
No último post, falei sobre os seguintes critérios de avaliação do Celpe-Bras: adequação lexical, adequação gramatical e pronúncia. Se você ainda não leu, clica aqui!
Hoje vou falar sobre gêneros discursivos e o que você precisa saber sobre eles. Para quem não me conhece meu nome é Ana Gabatteli e sou a Diretora e professora do Vila Brasil e nesses meses que antecedem a primeira edição do Celpe-Bras, que costuma acontecer em abril/maio de cada ano, vou postar algumas dicas para você se dar bem no Celpe-Bras, beleza?
Gêneros discursivos
São, basicamente, tipos de textos, ou seja, textos com características específicas, destinados a interlocutores definidos e com objetivos claros. As tarefas escritas do Celpe-Bras são todas baseadas em gêneros discursivos e é muito importante que você saiba a diferença entre os diversos tipos de textos para que você vá bem na prova.
Abaixo, preparei uma lista com os gêneros discursivos que trabalhamos com nossos alunos do curso Celpe-Bras online (Saiba mais sobre o curso!). Os gêneros foram escolhidos com base na recorrência no exame. Então, é muito provável que no dia da sua prova você tenha que escrever alguns:
- Artigo de opinião
- Artigo jornalístico
- Bilhete
- Carta e carta aberta
- Depoimento
- Informe ou texto informativo
- Panfleto
- Post em blog
Então, como eu falei no post sobre tarefas comunicativas, se a tarefa pede que você escreva um artigo de jornal, não escreva uma carta. Eu recomendo você dar uma olhada no site Toda Matéria para ver as principais características dos gêneros que citei acima.
Bons estudos!