Dica #6 – Celpe-Bras – Exame de proficiência vs. exame de conhecimento

Olá, pessoal

Hoje vou falar bem rapidamente sobre a diferença entre Exame de proficiência e exame de conhecimento e por que é importante você saber essa diferença.

Eu sou a Ana Gabatteli e sou Diretora e professora do Vila Brasil e nesses meses que antecedem a primeira edição do Celpe-Bras, que costuma acontecer em abril/maio de cada ano, vou postar algumas dicas para você se dar bem no Celpe-Bras, beleza?

Exame de proficiência vs. exame de conhecimento

Gente, a diferença básica entre esses dois tipos de exame é que o exame de proficiência avalia como você usa a língua (escrita ou falada) e o de conhecimento avalia as informações que você possui sobre determinado tema.

Por exemplo, se num um exame de proficiência aparecer a seguinte questão “Como funciona o sistema educacional do Brasil?”, o examinador vai avaliar se sua respostas está clara e compreensível, assim você pode responder coisas como:

Exemplo 1: Olha, eu não sei muito sobre o sistema educacional do Brasil, mas eu sei que as pessoas não pagam para estudar nas universidades públicas.

Exemplo 2: Não sei responder, nunca li sobre esse tema.

Ou seja, não há resposta certa ou errada em termos de informação, mas sim em como você respondeu, se sua resposta está clara, compreensível, se você conjugou bem os verbos, se usou vocabulário adequado. Entende?

Já o exame de conhecimento avalia seu conhecimento (desculpe a redundância) em relação a determinado assunto. Se há uma questão assim “quanto é 2 + 2?” e você não responder “4”, sua resposta está errada. Mas, vamos supor que essa mesma pergunta apareça num exame de proficência (o que é pouco provável), você poderia responder “é 4” ou “Eu não sei, mas acho que é 4”, “olha, eu preciso pensar pois não sou muito boa em matemática”. Entendeu a diferença?

Resumindo

O Celpe-Bras é um exame de proficiência e não está preocupado se você sabe tudo sobre algum assunto, ele quer saber se você sabe agir no mundo, se você entende a pergunta, se sabe responder, dar sua opinião. Ninguém vai julgar o que você diz, mas como você diz! =)

Olha, se você quiser se preparar para o exame mais formalmente, com professores que poderão corrigir suas tarefas escritas e interagir ao vivo, dá uma olhada no nosso curso Celpe-Bras online, eles está completinho e acredito que te ajudará muito nessa caminhada!

Bons estudos!

Ana Gabatteli

Deixe seu comentário

WhatsApp chat