Dica #4: Celpe-Bras – Critérios de avaliação da Parte Oral 2

Oioi!

No último post, falei sobre os seguintes critérios de avaliação da Parte Oral do Celpe-Bras: compreensão, competência interacional e fluência. Se você ainda não leu, clica aqui!

Hoje vou falar sobre os 3 últimos critérios de avaliação da Parte Oral do Celpe-Bras: adequação lexical, adequação gramatical e pronúncia. Para quem (ainda) não me conhece meu nome é Ana Gabatteli e sou a Diretora e professora do Vila Brasil e nesses meses que antecedem a primeira edição do Celpe-Bras, que costuma acontecer em abril/maio de cada ano, vou postar algumas dicas para você se dar bem no Celpe-Bras, beleza?

Então vamos lá!

#4 Adequação lexical

Este critério não é nada mais, nada menos que o uso de palavras adequadas, ou seja, aqui os avaliadores vão analisar se você tem vocabulário amplo e adequado para a discussão dos tópicos, para a expressão de suas ideias e opiniões sobre os assuntos abordados. Eles também vão avaliar se você usa palavras de outras línguas, podendo ser sua língua materna ou outra língua que você saiba. Assim, quanto mais amplo e bem usado for seu vocabulário, melhor será sua nota neste quesito.

#5 Adequação gramatical

Aqui eles vão avaliar a adequação das estruturas gramaticais usadas por você e, principalmente, se você faz uso de estruturas mais complexas. Essas estruturas mais complexas podem ser, por exemplo, a utilização adequada dos tempos verbais do Subjuntivo (“Se eu pudesse, eu viajaria todos os meses”; “Caso você queira, posso te explicar mais sobre minha cultura”; “Um dia, se você for ao meu país, vai ver como lá é bonito”).

#6 Pronúncia

Neste ponto, eles avaliarão se há inadequação ou interferências de outras línguas nos sons das palavras/frases produzidos por você, no ritmo e na entonação da sua fala (Sotaque não é um problema, viu? Leia o meu post sobre Sotaques para entender melhor). A entonação é algo bastante importante, principalmente, quando fazemos perguntas em português. Entenda melhor a diferença com os áudios do nosso eBook Dicas para a Parte Oral do Celpe-Bras.

É isso, gente! Com este post, completei os 6 critérios de avaliação da Parte Oral do Celpe-Bras.

Olha, às vezes é bem complicado se preparar para um exame de proficiência oral sem ter alguém para conversar e te dar um feedback sobre sua fala. Se você achar que precisa de um(a) professor(a), leia sobre nosso curso Celpe-Bras online, tenho certeza que nossos professores vão saber guiar você para obter uma boa nota na prova!

Bons estudos!

Ana Gabatteli

Deixe seu comentário

WhatsApp chat