Carnaval no Brasil

Olá a todos que me leem! Sou Aline Simo, professora de Português para Estrangeiros. Hoje vamos falar de um tema muito popular, não só entre os brasileiros, mas para a maioria dos estrangeiros que vivem no Brasil ou no exterior: o Carnaval no Brasil.

Antes de lerem o texto, o que vem à mente de vocês quando ouvem a palavra “carnaval”? No seu país tem carnaval? Já estiveram no carnaval do Rio de Janeiro, o mais famoso do Brasil? Vamos lá???

Primeiro vejam este vídeo Carnaval e tentem entender o que está sendo dito!

A origem do carnaval remete à antiguidade: Mesopotâmia. Grécia e Roma. A palavra carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é retirar a carne. O significado está relacionado ao jejum que deveria ser realizado durante a quaresma e também com o controle dos prazeres mundanos. Isso demonstra uma tentativa da Igreja Católica de incorporar uma festa pagã.

O carnaval chegou ao Brasil durante o período colonial. Em Portugal a festa era chamada carnaval no Brasilentrudo – os escravos saiam pelas ruas com os rostos pintados e jogavam farinha e bolinhas com água de cheiro nas pessoas. No Brasil, no século XIX, no Rio de Janeiro, o entrudo passou a ser criminalizado; porém a elite do Império criou o baile de carnaval em clubes e teatros. As marchinhas de carnaval surgiram também no século XIX, cujo nome originário mais conhecido é o de Chiquinha Gonzaga, bem como sua música O Abre-alas. O samba somente surgiria por volta da década de 1910, com a música Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida, tornando-se ao longo do tempo o legítimo representante musical do carnaval.

O carnaval é a festa popular mais celebrada no Brasil e que, ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional. Minha avó conta que durante a infância e adolescência dela o carnaval era esperado com muita ansiedade e era uma festa “para família”. Ela contou que saiam pelas ruas fantasiados, fossem ricos ou pobres, não havia discriminação durante aquele período festivo. Quase todos, crianças, jovens e adultos portavam o famoso vidrinho de “lança perfume”, cuja finalidade era jogar água de cheiro (essência perfumada) nas demais pessoas. O que nos faz lembrar do entrudo, já mencionado. Durante minha infância no Rio de Janeiro, todos os anos saíamos para “pular o carnaval” fantasiados, com as sacolinhas cheias de serpentina e confete… Era uma alegria inocente!

O que os meus alunos estrangeiros que estudam a Língua Portuguesa mais tem curiosidade einteresse é sobre o Desfile das Escolas de Samba no Sambódromo. Vocês já assistiram? Já tiveram a oportunidade de irem ao Sambódromo?

carnaval no Brasil

Gostaram do post de hoje? Falamos somente sobre o carnaval no Brasil, especificamente no Rio de Janeiro, mas em cada região do Brasil existe a manifestação cultural de formas diferentes.

Caso tenham curiosidade sobre o carnaval nos demais Estados Brasileiros é só perguntarem nos comentários! Gostariam de aprender ou aprimorar a Língua Portuguesa do Brasil ou aprender mais sobre cultura brasileira, não deixem de agendar uma aula experimental conosco!

Clique aqui para ler 10 curiosidades sobre o Carnaval no Brasil! 

Abraço,
Professora Aline Simo

Deixe seu comentário