A História do Português do Brasil em 9 Tópicos | Parte 1

Que tal uma aulinha sobre a História do Português do Brasil?

1 – Chegada dos portugueses no Brasil

Com o início das grandes navegações e a chegada dos portugueses à costa da América do Sul, iniciou-se um período de formação do povo brasileiro, bem como a língua que viria a ser desenvolvida ao longo dos séculos. Em 1549 ,chegaram os primeiros jesuítas trazendo consigo os costumes europeus e a língua portuguesa.

museu-historico-nacional-desembarque-cabral-landing

Fonte da imagem

2 – Línguas gerais

No entanto, os jesuítas perceberam que seria difícil catequizar os índios por meio do português e resolveram fazer o caminho contrário. Se empenharam em aprender a língua dos índios para facilitar a comunicação e a chamaram de língua brasílica. Mais tarde viria a ser chamada de língua geral. Explicando de maneira simplificada, uma língua de base tupi difundida ao longo do território brasileiro para que houvesse a comunicação entre diferentes povos. Contudo, é preciso dizer que não havia apenas uma única língua geral. No mínimo duas mais conhecidas: a língua geral paulista, falada na região centro-sul, atualmente já extinta e a língua geram amazônica, também chamada de nheengatu, ainda sobrevivente na região norte do Brasil. Padre José de Anchieta foi responsável por escrever a primeira gramática de uma língua indígena, de forma a ajudar no aprendizado de outros europeus.

3 – Diversidade dos povos indígenas

Diferentemente da língua geral, existia no Brasil um número muito grande de línguas indígenas. A conta mais baixa estipula por volta de 300, já a mais alta por volta de 1500. Entre as principais etnias encontradas estavam os amanyé, tembé-turuwaya, anambé, assurini, suruí e parakanã. As palavras de origem indígena estão tão incorporadas ao português do Brasil que é comum muitos brasileiros nem se darem conta de suas origens. Encontramos por todo o território nacional nos nomes de cidades e marcos naturais, como rios e montes. Além disso, há os nomes próprios de pessoas e palavras muito comuns e frequentemente utilizadas como abacaxi, jacaré, caipira, tapioca e a mundialmente conhecida capoeira.

4 – Diversidade dos povos africanos

Logo no início da colonização do Brasil, os portugueses trouxeram negros escravizados para trabalharem nas lavouras e servirem a seus interesses. Embora seja um período terrível da história da humanidade, fomos fortemente enriquecidos culturalmente e criamos o que hoje chamamos de cultura brasileira. Hoje o Brasil é a segunda maior nação negra do mundo, atrás apenas da Nigéria. Assim como os indígenas influenciaram nossa língua, os africanos também o fizeram. Os bantos foram a etnia trazida em maior número, de forma que esse é o grupo linguístico que mais influenciou o português do Brasil.

capoeira - português para estrangeiros

Fonte da imagem

Amanhã falarei sobre mais 5 tópicos sobre a História do Português do Brasil.

Professor Marcos Mendonça

Fonte:
1808 – Laurentino Gomes
Ensaios para uma sócio-história do português brasileiro – Rosa Virgínia Mattos e Silva
Gramática pedagógica do português brasileiro – Marcos Bagno
Pororoca, pipoca, paca e outras palavras do tupi – Marcos Bagno e Orlene Lúcia S. Carvalho

Deixe seu comentário

WhatsApp chat