5 roupas brasileiras que muitos estrangeiros não entendem

Olá a todos que me leem! Sou a Aline Simo, professora de português para estrangeiros aqui no Vila Brasil. Hoje vamos conversar um pouco sobre roupas… Sim, roupas que os brasileiros usam e os estrangeiros não entendem ou acham engraçadas!

Sempre o assunto roupas brasileiras é muito comentado por meus alunos durante as nossas aulas de português para estrangeiros… Vocês podem tentar chutar o item do vestuário que é mais comentado? Antes de ler o post, para vocês, qual a peça de roupa mais estranha/chocante/engraçada que já viram os brasileiros usarem?

Top 1: Sunga de praia/piscina

roupas brasileiras | português para estrangeiros
Fonte da imagem

Em nossa lista de perguntas sobre roupas brasileiras, a que mais se destaca é a famosa sunga dos brasileiros.

Essa pequena peça de roupa é tão polêmica que até The New York Times publicou um artigo falando da nossa sunga masculina… Leiam aqui!

Para os brasileiros, o uso de sungas é algo natural. Tão natural que chocamos os estrangeiros que não entendem o motivo de os brasileiros usarem sunga para correr / fazer cooper / andar de bicicleta (mesmo em locais que não têm praia, como o Eixão do Lazer em Brasília, por exemplo).

Qual a opinião de vocês sobre essa roupa brasileira? Alguém aqui já experimentou a nossa famosa sunga?

Top 2: Biquínis

roupas brasileiras | português para estrangeiros
Fonte da imagem
roupas brasileiras | português para estrangeiros
Fonte da imagem

Embora a maioria dos estrangeiros já tenha uma visão que nossos biquínis são pequenos, eles sempre ficam chocados quando vão às praias… Mas não pelo tamanho minúsculo das peças, mas sim pelo fato de que mulheres de diferentes faixas etárias e biótipos utilizam biquínis! Para a cultura brasileira, a marquinha que o biquíni pequeno deixa é linda e a maioria das brasileiras sentem orgulho em poder expor suas marquinhas de sol.

Outro fato relacionado a esta peça de roupa é que embora nossos biquínis sejam pequenos ou algumas vezes minúsculos, nós não fazemos topless! É algo que ainda nos choca e é proibido! Então se forem a alguma praia brasileira: nada de topless, ok?

Aí os alunos perguntam, e qual o limite do tamanho da parte superior do biquíni? Ele deve cobrir os mamilos… Se estivem cobertos o biquíni está ótimo! Hahahaha

Top 3: Roupas justas e curtas

roupas brasileiras | português para estrangeiros
Fonte da imagem

Outro fato que os estrangeiros sempre questionam é o porquê das roupas brasileiras serem tão justas e curtas… Não se assustem! No Brasil, roupas largas não são muito comuns… A maioria de nossas roupas, para nós, não é curta demais… Vivemos em um país tropical e muito quente, por isso evitamos o uso de roupas de mangas ou longas, exceção para os vestidos longos de alças finas que são muito populares.

Top 4: “Tomara que caia”

roupas brasileiras | português para estrangeiros
Fonte da imagem

As roupas que não possuem alças são chamadas de “tomara que caia” hahahaha. Nome sugestivo, não é? Não vemos nada de mal no uso de peças assim, até porque elas são excelentes para mostrarmos a marquinha deixada pelo biquíni.

Top 5: As cores das roupas e suas simbologias/significados

A maioria dos estrangeiros já notou que na virada do ano (Réveillon) usamos basicamente branco! Já se perguntaram o por quê? Somos supersticiosos e para nós a cor que usamos na virada de um ano para o outro irá influenciar diretamente nossa vida! O que acham disso? Já tinham ouvido essa explicação? Hahaha

Vejam abaixo uma tabela com as cores e seus significados para que na próxima virada de ano vocês possam escolher a que mais se adequar aos seus desejos para o ano vindouro:

roupas brasileiras | português para estrangeiros

 

Qual dessas roupas mais chamou sua atenção? Quais eram desconhecidas? Você já passou por alguma situação engraçada/constrangedora com relação às roupas brasileias?

Compartilhem conosco e acrescente o que acharem interessantes!!!

Entrem em contato com a gente caso tenham dúvida, se quiserem, podem agendar uma aula experimental gratuita também! =) Estamos esperando vocês!!! Espero que tenham gostado! Até o próximo post.

Professora Aline Simo

Deixe seu comentário