10 Costumes brasileiros que os estrangeiros precisam saber

“Costumes brasileiros” costuma ser um dos temas mais recorrentes em minhas aulas de português para estrangeiros, porque língua e cultura andam juntas sempre. Falamos sobre esses tópicos para evitar conflitos culturais e preparar nossos alunos para o que o Brasil tem a oferecer. Todos os itens que listo aqui hoje são muito recorrentes em minhas aulas. Meu ex-aluno Mark, dos Estados Unidos, uma vez me disse:

“Os costumes brasileiros me encantam e a cada vez que vejo algo diferente da minha cultura, me apaixono mais pelo Brasil” (Mark, EUA)

Lindo, né? Eu como professora de português para estrangeiros aprendo muito sobre os costumes brasileiros e de outras cultura. Trabalhar com estrangeiros nos ajuda muito a ter um olhar mais profundo sobre nossos hábitos culturais. Vamos à lista?

1- Limpeza

Costumes brasileiros - escovar os dentesNós brasileiros gostamos muito de deixar tudo limpinho. A casa fica sempre mais agradável com os móveis brilhando, a varanda sem poeira e até mesmo o banheiro cheiroso. Além de coisas e lugares, cuidamos muito de nosso corpo. Escovar os dentes aproximadamente 5 vezes ao dia ou sempre após as refeições é um hábito tipicamente brasileiro.

Já foi comprovado que o Brasil possui o maior número de dentistas no mundo. Isso se deve ao fato de que nós adoramos exibir um sorriso gostoso para as pessoas que estão a nossa volta para demonstrar nosso apreço. Também podemos ainda falar sobre os nossos banhos. Vivemos em um país tropical e nos meses de dezembro a fevereiro o calor impera e nada melhor que um bom banho refrescante para renovar as energias. Além do banho, gostamos de hidratantes e perfumes para ficarmos sempre com cheirinho agradável. Costumes brasileiros!

2- Oferecer e aceitar comida

Gostamos muito de oferecer comida, pois a comida é algo que une as pessoas por meio do compartilhamento de momentos únicos, nos quais podemos por os assuntos em dia. OS alimentos são preparados com muito carinho para uma visita, um amigo ou parentes. É sempre bom ter o que oferecer aos outros nem que seja um cafezinho apenas.

Por outro lado, há algumas pessoas que preferem não aceitar a comida. É isso mesmo … Não aceitar por acreditar que a pessoa que oferece não esteja oferecendo por esse desejo de compartilhar, mas sim “por educação”, ou seja, nem quer que a pessoa aceite rsrs… Logo, temos dois pontos culturais brasileiros: oferecer por prazer e não aceitar “por educação”.

3- Atrasos brasileiros

Ai ai… aí está “ um assunto que dá pano para manga”. Sim, nós brasileiros atrasamos. Quando se quer marcar um compromisso com um brasileiro é necessário fazer assim: quero que o evento comece às 17h, então, vamos convidar às 16h. Assim todos estarão presentes às 17h. Se há uma festa de aniversário às 18h, inevitavelmente os convidados brasileiros começarão a chegar às 18h30. E acredite, brasileiro não vê isso como falta de educação!

4- Brasileiro não abre a porta da casa dos outros antes de sair

Costumes brasileiros  - Abrir portaIsso mesmo! Temos esse costume. Quando somos visita na casa de alguém, esperamos que o dono da casa abra a porta para nós. Abrir a porta da casa de outra pessoa significa que nós não iremos voltar àquela casa novamente. Por isso o dono da casa deve abrir a porta para que voltemos novamente. Somos supersticiosos! Rsrs

5- Abraço

Adoramos um abraço bem apertado com muito amor. Quando cumprimentamos nossos amigos, namorados (as), maridos/esposas e até em alguns ambientes empresariais, gostamos de dar um grande abraço. Abraço para nós significa amor e carinho para com a outra pessoa. Ou mesmo um simples sinal de cordialidade para com o outro.

6-Beijos

Nada como cumprimentar e dar 1, 2 ou até 3 beijinhos na bochecha para casar. Sim, o terceiro é dado a uma pessoa solteira que se deseja o casamento. Isso depende de cada região do Brasil. Mas um beijinho é bem-vindo entre as pessoas após o abraço. Beijo de amigo, beijo de namorado, beijo de conhecido… Ser beijado é bom até nos lugares públicos, assim como andar de mãos dadas para os casais.

7- Jeitinho Brasileiro

Ah o jeitinho brasileiro! Esse jeitinho conhecido por muitos estrangeiros e considerando interessante. Talvez porque mostre o nosso lado criativo e feliz. O jeitinho brasileiro é visto na arte do improviso no “jogo de cintura” frente a um problema inesperado. Para tudo sempre há uma solução. Acreditamos nisso! E dessa forma levamos a vida de maneira mais leve e feliz.

8- Receptividade

Adoramos receber as pessoas novas em nosso ambiente.  Mostrar nosso apreço ao outro é muito importante. Por isso queremos que todos se sintam à vontade e se sintam como se estivessem em sua própria casa.

9- Festa em família

Como é bom ter a família reunida juntamente com os amigos ou em um churrasco ou em um almoço tradicional. Normalmente, quando temos esse momento descontraído cada participante leva um prato ou uma bebida para contribuir com o preparo  dos alimentos, ajudando assim o a pessoa dona da casa que irá receber os convidados.

10- Café

“Hum… Que cheirinho bom de café!” Sempre falamos isso quando alguém está preparando um cafezinho para oferecer. Aqui, o cafezinho brasileiro é servido em qualquer momento e qualquer hora do dia ou da noite até.

Quantos costumes brasileiros, né? O que achou?

Professora Eliani Morais

Deixe seu comentário