estética brasileira

Saiba mais sobre a estética brasileira

on 22/02/2018

Olá, aqui é a professora Priscila Formiga novamente. Em meu último post, falei sobre superstições brasileiras, vocês lembram? Hoje vou falar sobre Estética brasileira.

Sabemos que cada cultura compartilha maneiras próprias de se relacionar com o mundo e com os outros, esses modos mudam no decorrer da história e nem sempre os membros dessa cultura partilham dos mesmos pensamentos e valores. As culturas, portanto, são definidas pela diversidade e constante mudança. O modo como nos relacionamos com o corpo, por exemplo, também é uma característica cultural e dependente do período histórico.

 

E por ser uma característica cultural e histórica, a forma como uma cultura diferente da nossa lida com o corpo pode ser vista com espanto ou estranhamente pelos nossos “olhos culturais”. Certa vez, um aluno no curso de Português para Estrangeiros comentou:

Os brasileiros são muito ligados à estética do corpo. Todo mundo tem que ficar em forma e mostrar isso para os outros.

E é sobre isso que conversaremos hoje: Estética fitness. Antes, gostaria de enfatizar que quando os membros de uma sociedade dedicam mais seu tempo  numa atividade do que em outra não significa que uma cultura é melhor ou pior, mas são diferentes formas de atribuir significado no mundo.

Podemos afirmar que, de modo geral, os brasileiros se preocupam com o corpo e procuram ficar em forma, porém isso é uma mudança recente em nossa sociedade, ainda temos um número considerável de sedentários.

A procura por prática de alguma atividade física, por mudança no estilo de alimentação e/ou por um certo tipo de corpo desejado tem aumentado e tem recebido novos interessados no Brasil. Não é à toa que tanto o mercado relacionado ao mundo fitness quanto o número de academias no Brasil têm crescido, já somos o 2º país com maior com número de academias.

 

Para os brasileiros, começar a fazer uma atividade pode ser pela preocupação com um corpo em forma, pelo desejo de ter o corpo da “moda” ou pode apresentar as mais variadas motivações:

E com o aumento do mercado e do número de praticantes, passa-se a compartilhar uma série de práticas alimentares, de estilo de vida, de vestuário etc. Por exemplo, para ser fitness, as pessoas buscam uma alimentação mais equilibrada e com menos frituras:

 

A moda do vestuário também é muito comum, claro que sempre está suscetível a mudança:

Mas como toda moda, no mundo globalizado e rodeado de mídias sociais, muitas vezes, o mais importante é parecer ser fitness. Acontece, né? =)

Quem nunca postou um selfie malhando ou já curtiu de algum amigo nas redes sociais?

De qualquer modo, a pessoa está tentando entrar na moda fitness de alguma maneira. E mesmo com a grande “onda de ser fitness”, há o incentivo pela aceitação da diversidade de corpos, formas e modas, pois o mais importante é se sentir bem.

estética brasileira

http://www.ideiasdemenina.com/ilustracoes-incriveis-e-inspiradoras/

Professora Priscila Formiga

Share this post:
cursovilabrasilSaiba mais sobre a estética brasileira

Join the conversation