arroz e feijão

Arroz e feijão ou feijão com arroz?

on 22/08/2018

Sou Fernanda Martinez, professora de português para estrangeiros. Você viram meu último post sobre os significados do verbo aproveitar? Hoje vou escrever sobre um dos hábitos mais familiares do brasileiro: o nosso arroz e feijão (ou feijão com arroz?).

Brasileiro que é brasileiro mesmo come arroz e feijão (feijão com arroz)

Nos dias especiais podearroz e feijão até ter uma boa feijoada, também acompanhada de arroz. Já nos dias mais “leves”, aparece com frequência o caldinho de feijão. Essa dupla é uma das tradições da gastronomia brasileira, é o nosso “Batman & Robin” da cozinha.

Quando estamos fora do Brasil, um bom prato de feijão com arroz (arroz e feijão) é capaz de nos levar ao nosso país em uma garfada.

E o que os estrangeiros pensam disso normalmente?

Bem, a questão é que para alguns estrangeiros essa relação de amor dos brasileiros com a “dupla dinâmica” da nossa culinária é um tanto estranha. É comum alguns dos meus alunos me perguntarem se nós não nos cansamos de comer feijão com arroz (arroz e feijão) todos os dias, se não é uma combinação “pesada” ou altamente calórica.

Normalmente, eu explico que além de ser uma boa combinação nutricional, ela também está ao alcance de todos os brasileiros de qualquer classe social. Isso significa que, em um país marcado pela desigualdade, essa dupla da gastronomia brasileira consegue a difícil conquista de aparecer nas mesas das casas brasileiras de norte a sul.

Claro que temos algumas variações de feijões, de preparos, de temperos, e também dos acompanhamentos. Enfim, mas o que aprendemos desde pequenininhos é que o feijão com arroz (ou arroz e feijão) significa o básico, mas também o essencial.

Fazer somente o feijão com arroz

Daí a origem da expressão “fazer somente o feijão com arroz”. Ela se aplica ao cumprimento de uma tarefa, significa que a demanda será atendida conforme as expectativas mais básicas, sem propostas ou soluções inovadoras que escapem à regra comum, digamos que aquilo que é básico e eficiente.

E até nas musiquinhas das escolas infantis, a dupla perfeita aparece:

arroz e feijão

Fonte da imagem

Espero ter esclarecido um pouco sobre essa paixão quase que unânime aqui no Brasil.

Até a próxima!

Professora Fernanda Martinez

cursovilabrasilArroz e feijão ou feijão com arroz?

Join the conversation