13 Superstições brasileiras que os estrangeiro acham estranho

on 19/02/2018

Olá! Meu nome é Priscila Formiga e sou professora de Português para Estrangeiros aqui no curso Vila Brasil. Hoje vou falar sobre algumas crenças sem explicações racionais que os brasileiros têm das quais chamamos superstições.

Certa vez uma aluna do curso de Português para Estrangeiros perguntou o porquê que toda vez ao ir embora da casa de amigos brasileiros, eles sempre corriam para abrir a porta da casa para ela e não a deixava abrir sozinha e ir embora. Sim, essa é uma das superstições que alguns brasileiros acreditam.

Vejamos algumas:

1. A visita não pode abrir a porta para ir embora, caso contrário não voltará nunca mais.

É por isso que muitos brasileiros não deixam a visita abrir a porta para ir embora, pois desejam que ocorra outra visita novamente.

2. Por outro lado, a visita vai embora se você colocar a vassoura atrás da porta.

Se desejarem que a visita vá embora, vão colocar uma vassoura atrás da porta. Muitos acreditam que a vassoura de cabeça para baixo (sim, o cabo precisa ficar para baixo) faz com que uma visita inconveniente vá embora.

3. Não colocar bolsa no chão.

É outra superstição que os estrangeiros sempre perguntam o porquê. Alguns brasileiros não colocam a bolsa no chão, pois acreditam que ao deixar a bolsa no chão, o dinheiro vai embora mais rápido.

4. Chinelo Virado.

Já observou algum brasileiro desvirando um chinelo no chão? Muitos acreditam que chinelo virado atrai a morte da mãe – do dono do chinelo.

5. Sexta-feira – 13.Apesar de ser superstição em outros países, muitos brasileiros também acreditam que o dia 13 – de qualquer mês e ano – quando ocorre numa sexta-feira é dia de azar.

6. Gato preto.

Para alguns, quando esse animal fofíssimo cruzar o seu caminho, é sinal de má sorte.

7. Passar embaixo de uma escada, dá azar.

8. Quebrar um espelho dá 7 anos de azar.

Alguns brasileiros morrem de medo de quebrar um espelho,porque poderão ter 7 anos de azar. Mas para quem leva muito a sério a superstição, há formas na internet para quebrar o agouro.

Será que todas as superstições atraem somente azar? Não, os brasileiros também acreditam em vários objetos e ações que podem atrair boa sorte.

supertições brasileiras

9. Desejos de grávidas.

Nós já sabemos que as grávidas sentem desejos, mas se o desejo não for realizado, o bebê nascerá com a cara do alimento desejado. É por isso que muitos pais saem loucos para realizar os desejos das futuras mães, não importa o dia, horário e o tipo de alimento.

10. Para os aniversariantes, é indicado fazer um desejo ao cortar a primeira fatia do bolo.

supertições brasileiras

 

 

 

 

 

Designed by Freepik

11. Temos várias plantas para afastar o azar e amuletos de sorte.

12. Para os torcedores de futebol, camisas ou objeto da sorte.

Usando o amuleto da sorte, ajuda o time a ganhar ou jogo.

13. Temos várias crenças e simpatias para finalizar o ano.

Uma delas é, no dia da virada do ano, não comer animais que ciscam para trás, por exemplo, galinha, pois acredita-se que trará atraso de vida ou retrocesso para o ano seguinte.

Outra muito comum na virada do ano é usar roupa nova e cores específicas com o que deseja para o próximo ano. A cor da roupa com que entramos o ano ajuda a determinar como ele será,

Os brasileiros têm várias outras superstições, alguns dizem que não acreditam, mas não deixam a bolsa no chão. E você? Acredita em superstições? Ou não acredita porque dá azar? 😀

Professora Priscila Formiga

cursovilabrasil13 Superstições brasileiras que os estrangeiro acham estranho

Related Posts

Take a look at these posts

Join the conversation