verbo ficar | português para estrangeiros

Verbo FICAR e seus significados no Português - Parte 1

by cursovilabrasil on 18/04/2017 No comments

“Não, profe, eu só fiquei com meu amigo.”

Uma aluna minha me disse isso, numa aula de português para estrangeiros, sobre o amigo. Como ela é muito religiosa, e a religião dela proíbe o contato físico antes do casamento, fiquei um pouco chocada. Ela não entendeu muito bem o motivo do meu espanto. Expliquei pra ela que, aqui no Brasil, o verbo ficar pode ter muitos sentidos. Você consegue imaginar em qual sentido eu pensei quando ouvi essa frase? Você conhece os usos para o verbo ficar? Não? Então vamos lá, eu explico!

1- Ficar com sentido de relacionar-se a curto-prazo com alguém

Eu pensei nesse uso do verbo ficar quando minha aluna me disse que “ficou com o amigo”.  Brasileiros usam o verbo ficar para relacionamentos que não são sérios e duradouros. Já existe até a expressão “ficante” para falar da pessoa com quem se “está ficando”.

No caso, minha aluna queria apenas dizer que passou o tempo com o amigo, que fez companhia para ele. Porém, na minha cabeça, ela estava dizendo que tinha beijado o amigo e, por isso, não entendi nada! Então quando você falar “ Fiquei com fulano”, cuidado para não causar mal-entendidos!

2 – Ficar com sentido de become (em inglês)

Ficar também pode ser usado com o sentido de tornar-se, passar por um processo. Por exemplo, você chega na casa de um amigo cujo filho você não vê há muito tempo. Ele era uma criança e agora já é adolescente. Logo, você diz:

“Nossa, como ele ficou grande!”

Usamos o verbo ficar quando um acontecimento no passado nos causa alguma emoção, nos tornando pessoas diferentes momentaneamente como nos exemplos abaixo. No presente, usamos com mais frequência o verbo estar. Por exemplo: “ Estou triste, porque você mentiu para mim”.

“Ontem, eu bati o carro e fiquei triste.”

verbo ficar em português | português para estrangeirosFonte da imagem

Você já conhecia todos esses usos do verbo Ficar?
Tá ficando com alguém?

Em breve vamos mostrar mais alguns usos, então fique atento!

 

Professora Isabella Toguchi

cursovilabrasilVerbo FICAR e seus significados no Português - Parte 1

Join the conversation