Secretário executivo da CPLP propõe a mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores entre os países membros

by cursovilabrasil on 01/11/2013 No comments

Murade Murargy, secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que discursou na abertura da 2ª Conferência sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial, defendeu uma “reflexão conjunta sobre o espaço do ensino superior, ciência e tecnologia da CPLP”.

cplpO responsável da CPLP levantou a possibilidade da “criação de um programa especial destinado à mobilidade de estudantes, docentes, investigadores e técnicos no espaço da comunidade”, salientando a “importância da circulação do conhecimento académico e científico e da colaboração em redes, e da implementação conjunta de projetos de cooperação”. “Mantemos a prioridade de atuação futura na criação do espaço de ensino superior da CPLP”, intenção aprovada há cerca de dez anos, disse Murade Murargy.

“Os desafios são gigantescos. Para a concretização do objetivo estratégico de construir um espaço de ensino superior para a CPLP são chamadas as universidades dos Estados-membros”, sustentou.

“Atualmente, as dimensões geopolítica e geoeconômica conferem à língua portuguesa um potencial cada vez maior no plano da correlação com outras línguas dominantes, por força dos indicadores de crescimento econômico de alguns Estados-membros e pela forte atuação da concertação política e diplomática da CPLP no sistema internacional”, defendeu.

Recordando que o português é a sexta língua mais falada no Mundo, considerou que “o seu valor traduz-se efetivamente num crescente impacto no mundo dos negócios de projeção global”.

Fonte: observatorio-lp.sapo.pt

 Learn Portuguese in Brazil

cursovilabrasilSecretário executivo da CPLP propõe a mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores entre os países membros

Related Posts

Take a look at these posts

Join the conversation