Português entra na lista de idiomas estrangeiros mais requisitados

by cursovilabrasil on 08/12/2014 No comments

Imagem: Portal Multirio

A língua portuguesa figura entre os dez idiomas estrangeiros que mais serão requisitados nas próximas duas décadas no mercado de trabalho do Reino Unido, de acordo com estudo do Instituto British Council. É a primeira vez que a língua de Camões entra nessa seleta lista, compartilhando o status com o espanhol, árabe, francês, mandarim, alemão, italiano, russo, turco e japonês.

O relatório “Languages for the Future” (línguas para o futuro), que analisa as prioridades linguísticas do Reino Unido, frisa que a seleção de idiomas baseia-se “em fatores econômicos, geopolíticos, culturais e educacionais, incluindo as necessidades das empresas inglesas acerca de seus negócios com o exterior, prioridades diplomáticas e de segurança e a relevância na Internet”.

No estudo, além do fato de o português ser o quinto idioma mais usado na internet, os autores destacam a utilização do idioma como língua de trabalho da União Europeia e em outros organismos internacionais, como a Organização dos Estados Íbero-Americanos, União Africana, Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral e a União das Nações Sul-Americanas.

Emprego fácil. O mineiro Amadeus Ruty, 22, estudante de comércio exterior, acaba de retornar de uma temporada de quase um ano em Londres, onde foi fazer estágio para conclusão do curso. Ele conta que durante sua permanência no Reino Unido conseguiu colocação imediata em três empresas, assim que declarou sua nacionalidade. “Em um desses trabalhos lidei com muitos indianos de Goa, onde o português ainda é falado por boa parte da população, em função do domínio de Portugal naquele Estado, que durou mais de 400 anos”, diz.

Para Amadeus, a exigência de outras línguas para atuar no mercado externo já é uma tendência nos grandes grupos. “Até então, o inglês e o alemão eram os principais idiomas para aqueles que pretendiam garantir um bom emprego. Hoje esse leque está se abrindo, e o português está mesmo em ascensão em diferentes partes do mundo”, observa.

Considerada a sexta língua mais falada no mundo e a quarta na Europa (ficando atrás somente do inglês, espanhol e francês), o português é dominado hoje por mais de 250 milhões de pessoas. Na internet, nossa língua é utilizada por 80 milhões, bem mais que o alemão (72 milhões) e o francês (59 milhões).

Fonte: O Tempo

 

cursovilabrasilPortuguês entra na lista de idiomas estrangeiros mais requisitados

Join the conversation