Países lusófonos querem tornar o português a 7ª língua oficial da ONU

by cursovilabrasil on 30/10/2013 No comments

cplp onuA ONU tem hoje duas línguas de trabalho (inglês e francês) e seis línguas oficiais (árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol).

Segundo o embaixador do Brasil, Guilherme de Aguiar Patriota, “é uma prioridade para o Brasil a colaboração estreita com os países de língua portuguesa na ONU”. Patriota propõe ainda “que a estratégia de disseminação da língua seja feita de modo gradual, uma vez que se trata de uma questão que envolve custos”.

“Um ponto de partida, por exemplo, poderá ser a tradução de alguns documentos da ONU para a língua portuguesa”, explicou Aguiar Patriota, sublinhando que “em algumas agências especializadas da ONU, como por exemplo a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), já se admite a prática de intervenções em português durante as reuniões principais do órgão deliberativo”.

Se o português fosse considerado língua oficial, todas as intervenções seriam obrigatoriamente traduzidas em simultâneo. Caso alcançasse o estatuto de língua de trabalho, toda a documentação produzida passaria a estar disponível também em português.

Álvaro Mendonça e Moura, embaixador de Portugal junto às Nações Unidas, sublinhou que o português “já tem estatuto de língua oficial, de trabalho ou de documentação numa multiplicidade de entidades pertencentes ao sistema” da ONU e dá vários exemplos, como Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Fundo Monetário Internacional (FMI) ou a Organização Mundial de Saúde (OMS). O diplomata lembrou ainda que português é uma das duas línguas não oficiais com emissões diárias na rádio da organização e que isso é “o reconhecimento devido pelo expressivo número de falantes do português no Mundo, em diferentes países e em vários continentes”.

Fonte: observatorio-lp.sapo.pt

El mejor lugar para aprender portugués

cursovilabrasilPaíses lusófonos querem tornar o português a 7ª língua oficial da ONU

Related Posts

Take a look at these posts

Join the conversation