Origem do Dia do Professor no Brasil

by cursovilabrasil on 15/10/2013 No comments

desenho professor e aluno47483103_1Você sabe o motivo de  hoje ser o Dia do Professor no Brasil?

No dia 15 de outubro de 1827, o imperador do Brasil, Dom Pedro I, baixou um decreto que determinou que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras [equivalentes ao Ensino Fundamental]”. Este decreto determinava, entre outras coisas, o salário dos professores, a forma como eles deveriam ser contratados e as matérias básicas.

Em 1947, um professor paulista teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro. A ideia surgiu porque o período letivo do segundo semestre escolar era muito longo, ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo o período. Por esse motivo, um pequeno grupo de quatro educadores, liderados por Samuel Becker, teve a ideia de organizar um dia de folga. O dia também serviria como uma data para se analisar os rumos do restante do ano letivo. Foi então que o professor Becker sugeriu que esse encontro acontecesse no dia 15 de outubro.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

Fonte: educacao.sp.gov.br

Aprenda português com professores especializados

cursovilabrasilOrigem do Dia do Professor no Brasil

Related Posts

Take a look at these posts

Join the conversation