Natal e ano-novo no Brasil

by cursovilabrasil on 19/12/2013 No comments

As festas de final de ano estão chegando! Você sabe como o Natal e o ano-novo são comemorados no Brasil?

Natal

natal

País predominantemente católico, o Brasil é um país onde a data simbólica do nascimento de Jesus é celebrada por grande parte da população. A comemoração começa à meia-noite do dia 24 de dezembro, com a tradicional ceia de Natal, onde podemos encontrar pratos típicos da data, como a rabanada, o chester, o peru, os bolinhos de bacalhau (herança da colonização portuguesa), entre outros. Costuma-se reunir a família e os amigos mais próximos.

É na madrugada dessa noite que as crianças ficam à espera da visita do Papai Noel. Para as crianças, Papai Noel é o responsável pela distribuição dos presentes natalinos a todas as crianças do mundo, sobretudo às que se comportaram bem durante o ano.

A tradição de montar árvores de Natal e presépios também é muito conhecida no Brasil. No dia 25, geralmente as famílias brasileiras se reúnem para um almoço de Natal, onde a comilança da ceia da noite anterior continua.

Ano-novo

ano-novo

No ocidente, a prática de comemorar o ano-novo surgiu através de um decreto do governador romano Júlio César, em 46 a.C, no qual estabeleceu o dia 1º de janeiro como o dia do ano novo. A comemoração da virada de ano é chamada de reveillon. Tal nome é uma derivação do verbo francês “réveiller”, que significa “despertar”.

Existem algumas tradições que vários brasileiros seguem no dia da virada de ano, você conhece alguma delas?

Roupa branca: hábito proveniente da cultura africana. A maior parte das pessoas no Brasil passa a virada de ano vestindo roupa branca. Acredita-se que usar esta cor trará paz durante todo o ano.

Pular sete ondas: para os que passam a virada de ano no litoral. Proveniente da cultura africana, este ritual homenageia Iemanjá, divindade que protege os mares e as crianças, e segundo a tradição, é feito para ganhar uma fortuna no ano que está chegando.

Comer lentilha: apesar de não ser consumida com frequência no Brasil, comer lentilha virou tradição no Ano Novo. O costume veio com os imigrantes italianos e acredita-se que consumir o alimento trará sorte durante todo o ano.

Sementes de romã: no Brasil aconselham de chupar sete sementes de romã durante a contagem regressiva antes da meia-noite, e depois embrulhar em uma folha de papel para colocar na própria carteira junto com o dinheiro.

Uvas: comer três uvas à meia-noite, fazendo um pedido para cada uma delas.

Fontes: dreamguides.edreams.ptwww.brasilescola.com e brazilplanet.info

Learn Portuguese with us

cursovilabrasilNatal e ano-novo no Brasil

Related Posts

Take a look at these posts

Join the conversation