Legislação para potencializar o uso da Língua Portuguesa na Galiza

by cursovilabrasil on 19/02/2014 No comments

Galiza deverá aprovar em março legislação que potencializa a utilização da Língua Portuguesa na região espanhola.

galicia

De acordo com Jóam Evans Pim, da comissão promotora da Iniciativa Legislativa Popular (ILP), a proposta para aproveitamento da língua portuguesa e dos vínculos com a Lusofonia será levada à sessão plenária do Parlamento da Galiza de 11 de março, dia em que terá lugar novo debate e votação “com a previsão de unanimidade” na aprovação.

Trata-se de uma proposta de lei aprovada em maio de 2013, mas que foi alvo de várias alterações ao texto original após negociações com os vários partidos representados.

O documento final a votação, consultado pela agência Lusa esta quinta-feira, define, no novo primeiro artigo, que os “poderes públicos galegos promoverão o conhecimento da língua portuguesa e das culturas lusófonas“.

Com esta legislação, o governo regional “incorporará progressivamente a aprendizagem da língua portuguesa no âmbito das competências em línguas estrangeiras nos centros de ensino” da Galiza, devendo ainda promover “relações a todos os níveis” com os países de língua oficial portuguesa e fomentar o conhecimento do português entre os funcionários públicos.

Fonte: observatorio-lp.sapo.pt

 

cursovilabrasilLegislação para potencializar o uso da Língua Portuguesa na Galiza

Related Posts

Take a look at these posts

Join the conversation