Escritores brasileiros – Machado de Assis

by cursovilabrasil on 28/10/2013 No comments

maMachado de Assis (21 de junho de 1839 – 29 de setembro de 1908) é considerado o maior nome da literatura brasileira. Escreveu em diversos gêneros literários, foi poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário.

Nascido em família pobre, nunca frequentou universidade. Seu interesse nos diversos tipos de leitura fez com que conseguisse subir socialmente por sua capacidade intelectual.

Em sua maturidade, reunido a colegas próximos, fundou e foi o primeiro presidente unânime da Academia Brasileira de Letras.

Sua obra constitui-se de nove romances e peças teatrais, duzentos contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas. Machado é considerado o introdutor do Realismo no Brasil, com uma de suas obras mais famosas, Memórias Póstumas de Brás Cubas. Em suas obras se faz presente uma forte crítica à sociedade e às relações políticas da época.

Entre seus livros mais famosos estão Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e Quincas Borba.

Quer conhecer um pouco da obra de Machado de Assis? Seus livros estão disponíveis no Portal Domínio Público, do Governo Federal. Clique aqui e baixe a obra deste importante escritor brasileiro.

Learn Portuguese with us

cursovilabrasilEscritores brasileiros – Machado de Assis

Related Posts

Take a look at these posts

Join the conversation