Ensino da Língua Portuguesa acontece em 10 escolas primárias na Galiza

by cursovilabrasil on 21/10/2013 No comments

Por volta de 2.500 pessoas, do básico ao universitário, aprenderam português da região da Galiza.

galicia.jpg

A Associação de Docentes de Português na Galiza (ADPG), identifica um sistema de ensino da língua portuguesa baseado na iniciativa dos professores. “No secundário estão, aproximadamente, 600 alunos nas aulas de português de trinta escolas, mas quem leciona são professores de galego que, voluntariamente, resolvem criar estas aulas. Não há um corpo de professores de português”, explicou o dirigente Joseph Ghanime.

Joseph Ghanime recorda a aprovação este ano, no parlamento galego, por todos os partidos, de uma proposta de iniciativa popular para potenciar a utilização do português na região. Contudo, afirma, tardam “medidas concretas”.

“Há uma falta de compromisso do Governo da Galiza para a introdução a sério do português no secundário, numa região que deveria ter uma relação estratégica não apenas com Portugal mas também com os países lusófonos. O português pode não ser a língua materna dos galegos mas também não será bem uma língua estrangeira”, observou o responsável.

O ensino do português já acontece também em dez escolas primárias da Galiza, envolvendo por volta de 200 alunos, além de colégios e outras escolas privadas.

“O número de alunos de português e de alemão tem crescido muito nestas escolas, que por isso têm tido um papel importante na expansão da língua. O crescimento econômico em países como o Brasil e Angola motiva o interesse, e as afinidades entre os dois povos são enormes”, enfatiza Joseph Ghanime.

Fonte: http://observatorio-lp.sapo.pt/pt/noticias

Learn Portuguese in Brazil

cursovilabrasilEnsino da Língua Portuguesa acontece em 10 escolas primárias na Galiza

Related Posts

Take a look at these posts

Join the conversation