História do Português do Brasil - Português para estrangeiros

A História do Português do Brasil em 9 Tópicos | Parte 2

by cursovilabrasil on 12/04/2017 No comments

 Vamos continuar com nossa aula sobre a História do Português do Brasil?

5 – Descoberta de ouro e diamante

Por bastante tempo, a maior parte da população que habitava a colônia era de negros, índios e mestiços, sendo os portugueses a minoria. Consequentemente, o português também não era a língua mais falada. Entretanto, isso começou a mudar com a descoberta de ouro e diamante na região de Minas Gerais no século 17, pois novas levas de portugueses passaram a chegar em busca de enriquecimento causando uma nova explosão demográfica.

6 – Marquês de Pombal

Em 1757, houve mais um acontecimento a favor da língua portuguesa. Marquês de Pombal, ministro português, a decretou como a língua oficial da colônia, passando a ser obrigatório o seu uso em documentos oficiais bem como o ensino em escolas. Além disso, o uso da língua geral passou a ser proibido. Caso isso não tivesse acontecido, é possível que atualmente fôssemos como o Paraguai, que tem uma língua europeia oficial, no entanto, grande parte da população tem como língua materna o guarani.

história do português do Brasil - português para estrangeiros

Fonte da imagem

7 – Vinda da Família Real

Devido às guerras napoleônicas e revoluções republicanas ocorridas na Europa, a Família Real Portuguesa se viu obrigada a fugir para a colônia em 1808 e lá estabeleceu seu ponto central de governo. Isso veio a reforçar de forma definitiva a presença e influência europeia no Brasil trazendo seus costumes bem como as chances de estabelecer finalmente o português brasileiro como língua oficial.

8 – Chegada dos imigrantes

Já nos séculos 19 e 20, para se juntar ao grande número de povos que já se encontravam aqui, chegaram os imigrantes de muitos países em busca de uma vida melhor. Entre eles estavam italianos, alemães, poloneses, japoneses e árabes, tendo cada um em sua maneira e com níveis diferentes de influência traçado novos rumos para o português do Brasil.

história do português do Brasil - português para estrangeiros

Fonte da imagem

9 – O português do Brasil atualmente

Atualmente temos o português como uma língua internacional, sendo o quinto idioma mais falado, presente em quatro continentes (América, Europa, Ásia e África), muito importante tanto para o turismo e interesses culturais como para negócios, com chances de que venha a ser incluído entre as línguas oficiais da ONU. O português brasileiro, devido à importância mundial que o Brasil vem adquirindo nos últimos tempos, tem sido a variedade mais procurada em cursos de português como língua estrangeira, além de ter um status crescente entre as línguas mais importantes para as relações internacionais.

Qualquer  dúvida sobre a História do Português do Brasil, deixe um comentário!

Professor Marcos Mendonça

Fonte:
1808 – Laurentino Gomes
Ensaios para uma sócio-história do português brasileiro – Rosa Virgínia Mattos e Silva
Gramática pedagógica do português brasileiro – Marcos Bagno
Pororoca, pipoca, paca e outras palavras do tupi – Marcos Bagno e Orlene Lúcia S. Carvalho

cursovilabrasilA História do Português do Brasil em 9 Tópicos | Parte 2

Join the conversation